17-07-2016-15-28-13-aeroporto-de-florianopolis-daniel-queiroz-14agosto2012-60-x2

Novos procedimentos de segurança em aeroportos a partir desta segunda


  • julho 18, 2016
  • mpmidia
Ampliar foto
banner_procedimentos_inspeo1

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou que os procedimentos de inspeção dos passageiros e de bagagens em aeroportos serão intensificados a partir desta segunda-feira (18). As medidas, que já existiam, serão aplicadas de forma mais rigorosa.

Considerando que a inspeção mais intensa vai aumentar o tempo para chegar às salas de embarque, as companhias aéreas orientam que os passageiros passem a se apresentar para o check in com uma antecedência de pelo menos 1h30 antes do horário de partida do voo.

Segundo a Anac, essa medida, que começará dias antes da Olimpíada, não tem ligação com os jogos ou com outro fator externo. A agência reguladora informou, ainda, que no exterior são adotadas medidas semelhantes de segurança. A mudança, que vale para voos nacionais e internacionais em todos os aeroportos brasileiros, não tem prazo para acabar.

Entre as novas medidas estão a vistoria mais rígida da bagagem de mão, que além de passar pelo equipamento de raios-x também poderá ser inspecionada. Haverá, também, revista pessoal aleatória, que poderá ser feita manualmente pelo agente de proteção ou com auxílio de um scanner corporal em aeroportos que tiverem o equipamento.

Continua valendo a proibição de embarcar com itens como tesoura, canivete, navalha, martelo, alicate e substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis como bagagens de mão. Além disso, notebooks deverão obrigatoriamente retirados de bolsas ou mochilas e ser acondicionados em bandejas separadas dos demais objetos na hora de passar pelo equipamento de raios-X. 

Os procedimentos de embarque para voos internacionais seguem inalterados em relação aos praticados atualmente, e a antecedência recomendada de apresentação para o check-in é de três horas contadas do momento da saída do voo.